Imagem: Pixabay
Sem seu termo moderno, que foi criado na década de 1950, Georges Lemaître apresentou inicialmente a ideia do big-bang em 1927.
O nome comum tornou possível que as origens do nosso universo fossem retratadas com muita frequência como uma explosão gigantesca semelhante a uma supernova épica. Mas os fogos de artifício cósmicos realmente criaram nosso universo? Ou havia outro fator em jogo ?
O "big bang" não foi realmente um "boom", pelo menos não no sentido tradicional. Não houve estilhaços e chamas da explosão, e inquestionavelmente não houve nenhuma nuvem de cogumelo.
A teoria geral da relatividade de Albert Einstein e a noção de que o universo se expandiu a partir de uma pequena e densa concentração de energia conhecida como singularidade são as fontes da teoria do big-bang do cosmos. Não houve um estrondo, apenas uma tremenda expansão de material muito espesso.
Por que, portanto, dar à teoria um nome tão enganoso? Talvez para zombar disso. Em uma tentativa de fazer a ideia parecer ridícula, Sir Fred Hoyle ironicamente se referiu a ela como o "big bang", e o termo pegou.
Ao contrário da teoria do big-bang, Hoyle pensava que as partes constituintes do cosmos tiveram um começo e não o próprio universo. Isso é conhecido como a teoria do estado estacionário, que é menos prevalente agora que a teoria do big-bang é amplamente aceita.
De onde veio tudo se o cosmos não apareceu de repente? A hipótese afirma que todo o universo, incluindo todo o espaço, tempo, energia, etc., foi comprimido em uma singularidade, um objeto muito quente e infinitamente denso.
A equação para calcular a densidade de uma singularidade é dividida por zero, já que na física a densidade é calculada dividindo a massa pelo volume. Se não danificou seu cérebro, o seguinte irá: A própria singularidade não existia no espaço ou no tempo; todo o espaço e tempo existia dentro da singularidade.
Como a singularidade desafia os princípios conhecidos da física, ela não pode ser expressa ou definida quantitativamente.
O resfriamento e a expansão dessa singularidade levaram à criação do universo como o conhecemos (ou mal o conhecemos ). Não há centro do universo, pois a própria singularidade não estava localizada em um plano de espaço ou tempo ; em vez disso, tudo está crescendo a partir de todo o resto na mesma proporção.
Quanto ao início da singularidade ou talvez o que veio antes dela, os cientistas estão tão confusos quanto você neste momento.
Fonte: Anomalien Edição: Insônia Oculta