Senadores se movem para exigir a liberação de registros de OVNIs do governo dos EUA.
O Senado deve considerar nos próximos dias uma medida bipartidária que obrigaria o governo dos Estados Unidos a divulgar publicamente registros relacionados a possíveis avistamentos de OVNIs após décadas de bloqueio.
O líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, um democrata, juntou-se ao senador Mike Rounds, um republicano, na liderança de um esforço para forçar a divulgação de informações relacionadas ao que o governo chama oficialmente de "fenômenos anômalos não identificados" ou UAPs.
Sua proposta de 64 páginas segue o modelo de uma lei dos EUA de 1992 que especifica o tratamento de registros relacionados ao assassinato de 1963 do presidente John Kennedy.
Eles planejam oferecer a medida como uma emenda à legislação abrangente que tramita no Congresso que autorizaria o financiamento de defesa dos EUA para o ano fiscal que começa em 1º de outubro.
O apoio de Schumer provavelmente influenciará muitos de seus colegas democratas. Rounds é membro dos comitês de Inteligência e Serviços Armados do Senado.
"Durante décadas, muitos americanos ficaram fascinados por objetos misteriosos e inexplicáveis, e já passou da hora de obter algumas respostas", disse Schumer em comunicado na sexta-feira, acrescentando que o público "tem o direito de aprender sobre tecnologias de origens desconhecidas, inteligência não-humana e fenômenos inexplicáveis".
A emenda exigiria que a Administração Nacional de Arquivos e Registros dos EUA coletasse registros de UAP de todos os escritórios governamentais relevantes sob "uma presunção de divulgação imediata" e um conselho de revisão teria que fornecer uma justificativa para manter os documentos classificados.
"Nosso objetivo é garantir a credibilidade em relação a qualquer investigação ou manutenção de registros de materiais" associados às UAPs, disse Rounds.
De acordo com a medida, os registros devem ser divulgados publicamente na íntegra no máximo 25 anos depois de terem sido criados, a menos que o presidente dos EUA certifique que o adiamento contínuo é necessário devido a um dano direto à segurança nacional.
Também estabelece que o governo federal teria “domínio eminente” sobre quaisquer tecnologias recuperadas de origem desconhecida e qualquer evidência biológica de “inteligência não humana” que possa ser controlada por pessoas físicas ou jurídicas.
Schumer está assumindo uma causa defendida pela primeira vez pelo falecido senador democrata Harry Reid, que serviu como líder da maioria no Senado de 2007 a 2015.
O governo dos Estados Unidos no passado rejeitou abertamente os avistamentos de OVNIs que por décadas despertaram a imaginação popular, mas nos últimos anos tem sido muito mais aberto sobre o assunto.
Ele emitiu um relatório não classificado de bacia hidrográfica em 2021, catalogando observações - principalmente do pessoal da Marinha dos EUA - desde 2004.
Fonte: https://www.reuters.com/world/us/senators-move-require-release-us-government-ufo-records-2023-07-14/