Eles descobrem na patagonia chilena um mamífero dos dinossauros: o yeutherium pressor
Uma equipe de cientistas identificou na região de Magallanes uma nova espécie de mamífero do mesozóico. Batizado como Yeutherium Pressoreste pequeno animal no tamanho de um mouse doméstico fornece pistas importantes sobre a evolução dos mamíferos no antigo supercontinente de Gondwana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Yeutherium Pressor pesava entre 30 e 40 gramas (aproximadamente uma onça) e vivia no período superior do Cretáceo, cerca de 74 milhões de anos atrás, no final da era mesozóica.
No coração do vale do rio chinês, na patagonia chileno, uma equipe de cientistas da rede paleontológica da Universidade do Chile e do núcleo do milênio evotem descobriu um fóssil que reescreve parte da história evolutiva dos mamíferos. É sobre Yeutherium Pressora terceira espécie de mamífero da era dos dinossauros descobertos nesta região sul, cujo estudo foi publicado no prestigiado Jornal Científico Anais da Royal Society B.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE«Este velho mamífero era pequeno, o tamanho mais ou menos aproximado a um laucha ou Musculus musassim, muito pequeno, provavelmente cerca de 30 gramas ”, explica o pesquisador Hans Püschel. Seu tamanho, que não excederia 40 gramas, o torna consideravelmente menor do que outros mamíferos pré -históricos encontrados na mesma área, como os Magallanodon Baikashkenke e o Orretherium tzen.


Hans Püschel.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEA descoberta consiste em “um pequeno pedaço de crânio do topo com um dente”, o suficiente para determinar que é uma nova espécie, de acordo com o professor Alexander Vargas, também parte da equipe. Essa descoberta é de grande relevância, pois é “apenas o segundo representante conhecido em todo o registro fóssil para essa linhagem”, sendo o seu parente mais próximo o Reighérioum espécime raro encontrado na Argentina.
Um nome com história e dentes de “signor”
O nome Yeutherium Pressor Tem um significado profundo. Yeut Significa ‘Mountain’ em Aonikenk (Linguagem dos Tehuelches), Theum É ‘besta’ em grego e Pressor Significa ‘quem se espremia’ em latim. Este último termo faz uma alusão engenhosa à característica mais distinta do animal: seus dentes.


O que foi encontrado no vale do rio chinês, na região de Magallanes, foi um pequeno pedaço de crânio do topo com um dente da nova espécie.
“Ele tem uma dentição que lembra um conselheiro de laranja, com cristas arredondadas e crenulad que serviriam para esmagar melhor os alimentos”, descreve Püschel. Essa morfologia dentária sugere que sua dieta consistia em plantas relativamente duras.
Uma peça -chave na árvore evolutiva
Ele Y. Pressor Hoje não tem parentes diretos. Representa uma linhagem extinta localizada em um ramo evolutivo inicial, após a separação de Monretremms (mamíferos que colocam ovos, como o Ornitorrinco), mas perante o ancestral comum de marsupial e placenta. “Provavelmente, diferentemente de um roedor, não era placenta: ou tinha ovos ou tinha uma criação como os marsupiais, o que parece um feto muito pequeno”, acrescentou Vargas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alexander Vargas.
Essa descoberta é um marco para a paleontologia chilena. Até 2020, não havia registros fósseis de mamíferos da era mesozóica no país. A descoberta de M. Baikashkenke Em 2020 e O. Tzen Em 2021, ele abriu uma nova janela para o passado, agora estendida pelo Y. Pressor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEComo Agustín Martinelli, co -autor do estudo do Museu de História Natural de Bernardino Rivadávia, na Argentina, conclui, «A descoberta do novo mamífero (…) revela uma história acima desconhecida dos mamíferos não apenas do Chile, mas do antigo supercontinente de Gondwana. Esta região e seus fósseis redirecionarão o que sabemos sobre os mamíferos no final da era dos dinossauros ».
Fonte: U. do Chile. Edição: MP.
Quer continuar acompanhando conteúdos como este? Junte-se a nós no Facebook e participe da nossa comunidade!
Seguir no Facebook