Seis planetas se alinham no céu antes do amanhecer a partir de 10 de agosto
Desde 10 de agosto, o céu do crepúsculo da manhã nos dá um fascinante show astronômico: um alinhamento de seis planetas que serão visíveis até o final do mês.

Crédito: MysteryPlanet.com.ar.
Este evento, conhecido como “Parade Planetário”, oferece uma oportunidade única para observadores casuais e astrônomos amadores, pois na próxima vez que esses seis planetas se alinham, não será até fevereiro de 2026.
Os planetas envolvidos são: Mercúrio, Vênus, Júpiter, Saturno, Urano e Netunoisso formará um arco no céu antes do amanhecer.
Como ver o alinhamento
Embora o evento comece em 10 de agosto, as melhores noites de observação serão aquelas que precedem em 23 de agosto. Durante esse período, a lua nova tornará o céu mais escuro, o que melhora consideravelmente a visibilidade.
https://www.youtube.com/watch?v=47GT4SOP3W0
Para observação ideal:
- Encontre um lugar escuro: Afaste -se da poluição luminosa das cidades.
- Ser paciente: Os planetas não serão todos de uma vez. Netuno e Saturno serão lançados primeiro, seguidos por Urano, depois Júpiter e Vênus e, finalmente, Mercúrio.
- Olhe para o leste: No hemisfério norte, do horizonte, o alinhamento será visto em um arco que vai do leste a sudoeste. No hemisfério sul, do leste a noroeste.
Visível a olho nu
Quatro dos planetas são brilhantes o suficiente para vê -los sem equipamentos:
- Vênus e Júpiter: Eles serão os mais fáceis de encontrar e, portanto, com os quais você pode se guiar. Esses dois planetas, incrivelmente luminosos, estarão em conjunto na noite de 11 a 12 de agosto, vendo que se fundiram em um único ponto de luz perto do horizonte oriental. Com binóculos ou um pequeno telescópio, você pode ver as quatro maiores luas de Júpiter (ío, Europa, Ganymedes e Calisto) e as fases de Vênus, semelhantes às da lua.
- Saturno: Em uma altura que o coloca no meio do céu, este planeta anel é muito brilhante e fácil de ver. Com binóculos poderosos ou um telescópio, você pode distinguir seus anéis e sua maior lua, Titan.
- Mercúrio: É o mais difícil de ver, pois será muito baixo no horizonte – ao lado do brilhante Júpiter e Vênus – e apenas por um breve período antes do amanhecer. As melhores noites para observar será de 18 a 23 de agosto, quando estará em seu ponto mais distante do sol. IMPORTANTE: Nunca use binocular ou um telescópio para ver Mercúrio se o sol já estiver saindo, pois é extremamente perigoso para a visão.


Aqui está a vista do hemisfério norte. Você pode ver Vênus e Júpiter antes do amanhecer e observá -los no crepúsculo da manhã. Você pode detectar mercúrio escondido em Crepúsculo. Saturno é visível durante a maior parte da noite. Para ver Urano e Netuno, você precisará usar binóculos ou um pequeno telescópio. Urano fica entre Vênus e Saturno, enquanto Netuno está perto de Saturno. Os planetas se alinham ao longo do caminho que o sol viaja durante o dia, a eclíptica, que aparece como a linha verde em nosso gráfico. Cortesia gráfica de Earthsky.org.
Eles exigirão telescópio ou binocular
Para ver os planetas mais distantes, você precisará de uma equipe mais poderosa:
- Urano: Com alguns bons binóculos ou um telescópio, você verá Urano como um ponto de luz azul pálido, perto do famoso aglomerado de estrelas das Plêiades.
- Netuno: Pouco antes de Saturno no arco do “desfile” do horizonte, será o mais difícil de todos. Você precisará de um telescópio para detectá -lo, pois seu brilho é muito fraco.
Para saber os cronogramas de saída exatos de cada planeta em sua localização, você pode consultar sites de astronomia, como Hora e data o Use aplicativos como Stellarium.