Túmulo de guerreiros trácios da era helenística desenterrado no sul da Bulgária
Os arqueólogos do sul da Bulgária desenterraram uma tumba vibrante que foi datada do século II aC e acredita -se que pertence a uma elite guerreira trácia. A tumba, descoberta perto da vila de Kapitan Petko Voivoda em Topolovgrad durante uma escavação de resgate para um novo cabo de energia, agora está sendo aclamada como a tumba guerreira mais opulenta da era helenística já descoberta no país.
Foi desenterrado por uma equipe da Academia de Ciências da Búlgara, liderada pelos arqueólogos Vladimir Staykov e Deyan Dichev, e sob a supervisão científica do notável especialista em Trácia, Dr. Daniela Acord. O poço enterrado bem preservado, de três por um metro de tamanho, mantinha os restos de um guerreiro estimado entre 35 e 40 anos. Ele foi enterrado ao lado de seu cavalo de guerra no lado esquerdo do corpo, uma prática típica dos nobres trácios.
O enterro continha uma coleção de bens importados, jóias e armas, sugerindo sua alta posição social e participação em redes comerciais mais amplas do Mediterrâneo. Uma coroa cerimonial de prata em prata repousava na cabeça do guerreiro-um símbolo de liderança e honra na sociedade trácia, particularmente criada para o enterro. Outros bens graves incluíam uma pulseira de prata, anel e fíbula lindamente trabalhada, todos os quais mostraram alta mão -de -obra.
Entre as armas encontradas estavam uma lança de ferro, um chefe de escudo e um makhaira grego-uma espada curva com uma maçaneta de ouro e uma maçaneta semipreciosa. A riqueza dessa faca é considerada única no registro arqueológico e destaca a riqueza e o gosto do falecido.
O cavalo do guerreiro também foi adornado. Seu arnês apresentava medalhões de ouro, prata e bronze, dourados e envoltos em representações de alto relevo das cenas de mitos gregos-especificamente, os Demi-God Heracles lutando com o gigante Antaeus. Essas obras -primas de metalurgia e escultura helenísticas são exemplos requintados de artesanato intrincado.
“Este é o segundo ano consecutivo em que a terra em torno de Kapitan Petko Voivoda revelou tesouros arqueológicos extraordinários”, explicou funcionários da Academia de Ciências da Búlgara. “As escavações em andamento não apenas contribuem para a nossa compreensão da cultura trácia, mas também levantam novas questões sobre a interseção das tradições locais e a influência romana”.
De fato, a apenas 60 metros ao norte deste local, a equipe do Dr. Acord descobriu um enterro de cremação igualmente luxuoso em 2024, atribuído a um nobre trácio relacionado às forças militares romanas. O túmulo anterior tinha armas e jóias de ouro raras e atualmente é preservado em um cofre no Museu Histórico de Topolovgrad. Os artefatos recém -descobertos da escavação atual se juntarão à crescente coleção do museu.
Os pesquisadores agora acreditam que essa era uma necrópole dinástica das elites trácas no período helenístico tardio. As descobertas proporcionam um vislumbre dos ritos do enterro, situação política e fusão cultural da Trácia Antiga, onde a tradição indígena atendeu à influência de Roma e do mundo helenístico.
Com as escavações em andamento no local, os especialistas esperam continuar desvendando os mistérios dessa necrópole de alto escalão e aprendem mais sobre a estrutura de poder e as relações transculturais da sociedade trácia durante um dos períodos mais dinâmicos de sua história.