China divulga as primeiras imagens do objeto interestelar 3I/ATLAS
A divulgação ocorre enquanto a comunidade científica internacional aguarda a liberação de dados de maior resolução pela NASA, atualmente suspensa devido à paralisação do governo dos Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEO corpo celeste, de aparência brilhante e sem cauda visível, tem despertado grande interesse entre astrônomos por sua velocidade incomum e origem ainda desconhecida.
As imagens chinesas foram obtidas em 3 de outubro de 2025, quando o Tianwen-1 estava a cerca de 28,96 milhões de quilômetros do 3I/ATLAS. Apesar de essa distância ser superior à máxima aproximação do objeto com a Terra, a posição do orbitador em Marte permitiu uma das observações mais detalhadas já realizadas desse visitante interestelar.
Segundo o astrofísico Avi Loeb, no mesmo dia 3 de outubro, o telescópio HiRISE, a bordo do Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA, também observou o objeto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEEspera-se que essas imagens possuam resolução espacial superior — cerca de 30 quilômetros por pixel, três vezes melhor que a do telescópio espacial Hubble —, graças à abertura de 50 centímetros do instrumento.

“No entanto, a divulgação desses dados foi interrompida pela paralisação do governo americano. Isso gerou expectativa e até debates políticos, como indicam uma publicação recente da congressista Anna Paulina Luna e um relatório do site DefenseScoop”, comentou Loeb.
Enquanto se aguarda a normalização das atividades nos Estados Unidos, a CNSA adiantou-se publicando seus próprios resultados. As imagens foram obtidas pela Câmara de Imagem de Alta Resolução (HiRIC) do Tianwen-1, cuja abertura, de 38,7 centímetros, é ligeiramente menor que a da HiRISE. Ainda assim, os registros permitem identificar o núcleo do 3I/ATLAS e uma coma difusa que se estende por vários milhares de quilômetros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEAlém das imagens estáticas, os pesquisadores chineses também divulgaram uma animação baseada em exposições de 30 segundos, mostrando o movimento do 3I/ATLAS através do céu marciano.
Quer continuar acompanhando conteúdos como este? Junte-se a nós no Facebook e participe da nossa comunidade!
Seguir no Facebook