Donald Trump diz que “instruirá” agências a iniciarem divulgação de arquivos sobre vida alienígena e OVNIs
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (19) que ordenou às agências federais que iniciem o processo de identificar e divulgar arquivos governamentais relacionados à vida extraterrestre, fenômenos aéreos não identificados (UAP) e objetos voadores não identificados (OVNIs). A intenção, segundo ele, é atender ao “grande interesse público” sobre o tema e ampliar a transparência sobre documentos até hoje mantidos sob sigilo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEA decisão foi comunicada em sua rede social oficial, onde Trump informou que orientou o Secretário de Guerra e outros departamentos e agências relevantes a começarem a revisar e liberar esses arquivos, embora ainda não haja detalhes sobre o cronograma ou o alcance dos documentos que poderão ser desclassificados.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/K/B/UUKd9ZQWqu7AJo9sO9QQ/captura-de-tela-2026-02-19-222222.png)
O anúncio ocorre poucos dias após declarações polêmicas do ex-presidente Barack Obama, feitas em um podcast no último fim de semana, em que ele afirmou que alienígenas são “reais, mas que ele pessoalmente não viu evidências” durante sua presidência — comentários que Trump criticou, acusando Obama de revelar “informação confidencial” sem apresentar provas.
A proposta de divulgar documentos sobre possíveis evidências de vida extraterrestre e estudos de UAPs abre um novo capítulo no debate sobre transparência governamental em relação a fenômenos até hoje envoltos em mistério e especulação. Especialistas destacam que, apesar das tensões e do interesse popular, não há até o momento comprovação pública de contato com vida alienígena, e muitos dos registros existentes tratam de objetos ou eventos inexplicados, sem confirmação de origem não terrestre.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEQuer continuar acompanhando conteúdos como este? Junte-se a nós no Facebook e participe da nossa comunidade!
Seguir no Facebook